Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais/Agência de Políticas Públicas.

Notícias

XIV Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais

O XIV Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais foi realizado nos dias 04 e 05 de outubro de 2023, no Teatro Municipal Christiane Riêra, em Itajubá. O evento teve como tema “Lei 11.107 de 2005, desafios superados e a consolidação dos consórcios intermunicipais como ferramenta de gestão e desenvolvimento de políticas públicas”.

O Presidente do COSECS-MG e Secretário Executivo do CISMAS, Paulo Renato Germiniani Ribeiro abriu o evento que contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, do Subsecretário de Regionalização da Secretaria de Saúde do Estado, Darlan Venâncio Pereira, do Subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Eduardo Campos Prosdocimi, do Presidente do COSEMS-MG, Edivaldo Farias Filho, do Deputado Estadual Rodrigo Lopes, do Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Itajubá, Nilo César do Vale Baracho, do Presidente da Câmara Municipal de Itajubá, Marcelo Krauss, do Secretário de Meio Ambiente de Itajubá, Ricardo Augusto Ferreira, do Prefeito de São José do Alegre e Presidente do CIMASAS, Paulo Sérgio da Silva, do Coordenador de Consórcios da AMM, Leandro Rico e do Diretor Geral da Universidade de Viçosa, Professor Antônio Calil.

O objetivo do encontro foi consolidar a ferramenta dos consórcios intermunicipais, apresentando soluções compartilhadas de gestão que possibilitaram discussões e debates de grande relevância sobre as políticas públicas, aplicações e financiamentos na saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, tecnologia e inovação.

No seu pronunciamento, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, enfatizou a importância dos Consórcios Intermunicipais e deu uma notícia em primeira mão. “Consórcio é prioridade para o Estado, para o COSEMS, é prioridade para os prefeitos, então é prioridade para nós para a saúde pública, amanhã sairá publicado 100 milhões de reais para os Consórcios do Estado de Minas Gerais.” Ao final agradeceu pelo carinho e parabenizou os secretários executivos pelo trabalho e comprometimento. “Contem sempre com Governo de Minas, como facilitador do trabalho diário e árduo que vocês têm.”

Ainda no primeiro dia do evento, foi formalizado o Termo de Parceria e Cooperação Técnica, celebrados entre a Universidade de Viçosa e o COSECS-MG. Além disso, foi realizado a entrega das placas e homenagens aos notáveis, cuja suas realizações e contribuições foram de grande relevância aos Consórcios Mineiros.

Durante os dois dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em discussões esclarecedoras e aprender com os insights compartilhados por um grupo notável de palestrantes. Logo na abertura tivemos a participação do Subsecretário de Regionalização da Secretaria de Saúde do Estado, Darlan Venâncio Pereira, em seguida a Ana Júlia Campos, trazendo as informações complementares sobre a Resolução de Financiamento e Incentivo aos Consórcios, tivemos a oportunidade de ouvir o Coordenador dos Consórcios da AMM, Leandro Rico, mostrando que os olhares dos municípios mineiros e seus prefeitos, estão voltados para os consórcios. Dr. Mauro Flávio, Procurador de Justiça do Ministério Público, os renomados advogados, Dr. Rômulo Rocha, Dr. Gustavo Valadares, Dra. Aniele Figueiredo e a Consultora Contábil, Márcia Pimentel Mendes, enriqueceram o evento com sua visão sobre a gestão eficaz no setor público. A Gerente Institucional, Gisele Rodrigues e a Arquivista da 1DOC, Michelle Witkowski demonstraram as inovações na gestão compartilhada e os Secretários Executivos, Filipe Batista e Pedro Mendonça, encerram compartilhando com os demais colegas, suas experiências na Gestão dos Consórcios, de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - CIS SUL SAMU e Consórcio para Aterro Sanitário - CIMASAS, ambos do Sul de Minas.

O evento foi, sem dúvida, uma oportunidade única de aprendizado e networking para todos os envolvidos, e os palestrantes de peso contribuíram significativamente para o seu sucesso.

Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos os participantes, palestrantes, patrocinadores e apoiadores, que abrilhantaram nosso evento.

Que venha o XV Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais. 📌

Deixe um comentário!